A AI Impacts realizou um inquérito a cerca de 3000 especialistas em aprendizagem automática sobre o futuro provável da humanidade devido à proliferação da inteligência artificial (IA). Os resultados são revelados num documento publicado no servidor de pré-impressão arXiv.
A maioria dos inquiridos acredita que a IA conduzirá a uma onda de avanços extraordinários na ciência, literatura, matemática, música e arquitetura, o que acontecerá vários anos antes do previsto num inquérito semelhante realizado há dois anos. No entanto, 38-51% dos especialistas afirmam que a IA pode representar uma ameaça existencial, com pelo menos 10% de hipóteses de um cenário de extinção humana.
Os especialistas sugerem que, em 2047, com uma probabilidade de 50%, as máquinas terão adquirido a capacidade de realizar sozinhas todas as tarefas humanas possíveis, fazendo-o com maior eficiência e a custos mais baixos. De um modo geral, 70% dos especialistas afirmam que é mais provável que surjam resultados úteis do que maus, à medida que a IA se torna mais inteligente e mais poderosa.