Lar » A IA decifrou uma palavra de um pergaminho queimado pela erupção do Vesúvio

Publicidade

A IA decifrou uma palavra de um pergaminho queimado pela erupção do Vesúvio

Os cientistas utilizaram a inteligência artificial (IA) para decifrar pergaminhos antigos da antiga cidade de Herculano, que foi destruída pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C. Como os pergaminhos estavam muito danificados pelas cinzas e pelos fluxos piroclásticos, até à data, a aprendizagem automática tem sido utilizada para distinguir uma única palavra, refere o The Guardian.

A descoberta foi anunciada pelo cientista informático Brent Seals, da Universidade de Kentucky. Em março, ele e os seus colegas lançaram o programa Vesuvius challenge para acelerar a decifração da leitura dos textos dos pergaminhos queimados encontrados nas ruínas de Herculano. O programa oferece prémios em dinheiro aos investigadores que identifiquem palavras legíveis.

Os cientistas publicaram milhares de imagens tridimensionais de raios X de dois pergaminhos enrolados e três fragmentos de papiro pertencentes à coleção do Instituto de França em Paris. Desenvolveram também um programa baseado em inteligência artificial que é treinado para reconhecer letras através da análise das alterações que ocorrem no papiro quando a tinta é aplicada.

Você pode gostar

Publicidade